498 Views |  Like

Teste de porosidade: Descubra se o seu fio de cabelo está pouco, normal ou muito poroso e como cuidar.

A porosidade é um incômodo enfrentado por grande parte do público feminino, podendo atingir os fios em níveis baixos, médios e altos. Saber o grau do problema é essencial para diagnosticar o tratamento mais adequado e, para isso, é necessário realizar um teste usando alguns fios e um copo de água.

Saiba como fazer o teste para descobrir o grau de porosidade do seu cabelo

Para realizar o procedimento que indica se suas madeixas estão pouco, normal, ou muito porosas, você vai precisar de um copo de água em temperatura ambiente e alguns fios arrancados do couro cabeludo enquanto ainda estão limpos e sem nenhum produto. Coloque os cabelos no recipiente e deixe que fiquem lá por 7 minutos. Após esse tempo você deve observar a posição em que se encontram, é isso que mostra o nível de porosidade presente na fibra capilar.

Meu cabelo flutuou, o que isso significa? Baixa porosidade! Alerta para hidratação!

Nesse caso, o teste mostra que seus fios estão com o nível de porosidade baixa, o que não é o ideal. Madeixas pouco porosas possuem as cutículas fechadas, seja por processos químicos ou outros agentes, o que dificulta a realização de tratamentos e faz com que a oleosidade se acumule mais na superfície da fibra.

Para resolver o problema, deve-se usar produtos hidratantes com texturas menos consistentes, que vão ajudar a equilibrar a oleosidade mais forte na raiz e o aspecto ressecado nas pontas.

Quando as madeixas ficam no meio do copo, a porosidade está normal e o cabelo precisa de nutrição!

Isso mostra que seus fios possuem um pouco de porosidade, o que significa que as cutículas estão levemente abertas, permitindo que os tratamentos consigam penetrar na fibra capilar sem que isso configure um problema. Cabelos com essa característica respondem bem à colorações e outros procedimentos em geral. Na hora de cuidar, basta utilizar bons produtos que sejam específicos para sua textura capilar, além de não abrir mão de proteção térmica e bons finalizadores. Outro ponto importante são as nutrições, que devem ser feitas semanalmente para manter a saúde da região.

Os fios no fundo do recipiente representam porosidade alta e necessitam de reconstrução

Fios que afundam na água significam uma coisa: sua fibra capilar está com alto nível de porosidade. Esses cabelos apresentam o pH em nível alcalino e suas cutículas estão permanentemente abertas. Isso facilita a penetração de substâncias que danificam e fragilizam ainda mais a região, além da saída constante de nutrientes e pigmentos.

Esses cabelos são mais frágeis, desbotam com facilidade, são ásperos e sem brilho e, para reverter o quadro, é necessária uma reconstrução da estrutura capilar, o que irá selar as cutículas e desenvolver resistência e alinhamento perdidos.