44 Views |  Like

Qual a melhor horário para lavar os cabelos? Descubra como cuidar melhor dos seus fios!

Lavar os cabelos parece ser uma atitude simples, mas, na verdade, não é. A quantidade de shampoo e condicionador que você usa, a temperatura da água e até mesmo o horário em que você lava as madeixas podem influenciar na saúde capilar. Sim, quem cuida dos fios logo cedo tem mais chances de tê-los saudáveis do que quem só faz isso à noite. Confira os motivos!

Os cabelos lavados pela manhã têm mais tempo para secar completamente

O problema não está no horário em que você lava os seus cabelos. A grande questão é que quem só faz a lavagem dos fios à noite geralmente não deixa eles secarem por completo antes de dormir. Ou seja, as madeixas úmidas em contato com o travesseiro facilitam o surgimento de fungos e podem piorar a situação de quem já tem caspas, além de deixá-las mais quebradiças.

O ideal é lavar os cabelos pela manhã, pois eles já estarão completamente secos até a hora de deitar. Não precisa higienizá-los todos dias, você pode alternar as lavagens dependendo do seu tipo de fio. E não esqueça de usar produtos sem sal, que são menos agressivos.

Eu só tenho tempo de lavar o cabelo à noite, o que fazer?

Sabemos que nem sempre dá para lavar os cabelos logo cedo e deixamos para fazer isso no fim do dia. Tudo bem, uma vez ou outra não tem problema, mas, se for um hábito, algumas dicas podem te ajudar a não prejudicar a saúde dos seus fios.

Depois de lavar os cabelos, retire o excesso da umidade com uma toalha de microfibra. Ela absorve melhor a água e também evita o frizz no dia seguinte. Não deixe de pentear bem os fios, para tirar todos os nós, e, se possível, aplique um protetor térmico e termine a secagem com uma ferramenta de calor.

Para quem não abre mão do creme para pentear, a dica é usar pouco produto se for lavar os cabelos à noite. Se o seu fio for crespo ou cacheado, aproveite para texturizar as madeixas e garantir cachos mais definidos no day after. Quanto aos tratamentos mais profundos, como as hidratações, deixe para os dias em que você estiver com mais tempo livre.

A esfoliação do couro cabeludo deixa os cabelos limpos por mais tempo

Muita gente lava os cabelos à noite, porque sente que os fios ficaram mais sujos e oleosos ao longo do dia. Para evitar esse problema, invista na esfoliação do couro cabeludo, que faz uma limpeza mais profunda e controla a oleosidade da região.

A argila ou uma mistura caseira de babosa com açúcar são os produtos ideais para fazer um tratamento mais completo. Você vai sentir a diferença nas madeixas e nem vai precisar ficar lavando os cabelos à noite. Ah! Vale lembrar que a esfoliação é para ser feita de 15 em 15 dias ou mesmo uma vez por mês.