980 Views |  Like

Aprenda reconstruir o cabelo danificado passo a passo

Vento, frio, ar-condicionado, sol, química, escova, chapinha e vários outros fatores podem ajudar a danificar os cabelos, no entanto reconstruir cabelo danificado pode ser mais simples do que parece.

Com muitas receitas caseiras e produtos novos no mercado, reparar danos causados por agentes químicos ou naturais é mais fácil a cada dia.

Danos mais comuns como o sol, cloro e produtos químicos tendem a fragilizar os fios que perdem a elasticidade e ressecam, sem nutrição o cabelo acaba perdendo brilho, ficam com aspecto de frizz, ressecados, quebradiços, mudam de cor e até podem cair.

Para reconstruir cabelo danificado é importante buscar não só bons produtos, é vital uma boa alimentação e hidratação do corpo.

Pode parecer estranho, mas o corpo é reflexo da sua alimentação. Alimentos como carne vermelha, cenoura, grãos integrais, espinafre, peixe, banana, soja e frango são excelentes para manter os fios nutridos.

Aprenda reconstruir o cabelo danificado passo a passo

Quando apenas a alimentação não resolve é preciso ter alguns cuidados básicos como hidratar os cabelos pelo menos 1 vez por semana.

É possível usar receitas caseiras para reconstruir o cabelo danificado, pois em muitos casos os danos são causados por agentes naturais ou uma química que não teve o resultado esperado.

É possível fazer em casa receitas com babosa (aloe vera), abacate, cenoura, beterraba, azeite de oliva extravirgem, gelatina incolor, amido de milho, açúcar mascavo e demerara e muitos outros ingredientes comumente usados na cozinha.

Receitas caseiras para recuperar os fios danificados

Dicas simples para reconstruir cabelos danificados

Para ter cabelos sempre hidratados e belos é importante seguir pequenos passos.

  • Para começar evite misturar muitos produtos químicos, como alisamentos e tinturas. Cada produto tem um período de uso e recomendações específicas, sendo assim a mistura com outros produtos pode causar alergias, enfraquecer os fios e até a queda.
  • Antes de sair no sol é importante usar leave-in, creme de pentear ou finalizadores, o que ajudará na proteção dos fios para os danos do sol e poluição. Após banho de mar ou piscina sempre lave bem os cabelos e aposte em usar hidratação pós sol.
  • Evite usar chapinha e escovar as madeixas com muita frequência. É importante que se use um termopropetor, pré e pós escova.
  • Sempre lave bem os cabelos com água morna ou fria e retire todo o produto, em seguida passe o condicionador.
  • A água quente danifica os fios e abre s cutículas, o que ajuda a deixar o aspecto de ressecado e sem vida.
  • Reconstruir o cabelo danificado requer hidratar os fios uma vez por semana, sempre evitar aditivos químicos que ajudem a degenerar os fios.
    • Lave bem os fios para remover toda a impureza, use shampoo antiresíduo ou infantis, pois ajudam a limpar profundamente.
    • Depois hidrate com a sua máscara predileta, caso queira pode acrescentar na sua hidratação:
      • 1 colher de azeite de oliva extravirgem
      • 1 colher de sopa de açúcar e 1 ampola de vitaminas (vendidas nas casas de cosméticos), passe no cabelo de forma uniforme e deixe agir por cerca de 30 minutos.
      • Depois é só enxaguar com água fria e passar o condicionador de sua preferência para fechar as cutículas dos fios.

É um passo a passo simples para reconstruir cabelos danificados em casa e sem muito trabalho.

Cabelo após a reconstrução dos fios danificados

Quais os produtos importantes na reconstrução dos fios

Para reconstruir o cabelo danificado é importante utilizar produtos com vitaminas A, E, B5, C, queratina e óleos vegetais. O uso das vitaminas nos cabelos tem uma função importantíssima pela ação antioxidante, principalmente a vitamina E. Já a vitamina C é ótima para reduzir a porosidade dos fios, o que aumenta a hidratação e reduz o aspecto de fios ressecados.

Já o uso da queratina é indicado para devolver o brilho e aspecto saudável dos fios. Os produtos com cerâmicas ajudam a fechar as camadas dos fios o que aumenta a maciez e devolve vida aos cabelos.

Agora, ingredientes usados na cozinha – como o ovo – possui nutrientes importantes para reconstruir cabelos danificados. A gema do ovo é rica em gorduras e proteínas, já a clara do ovo possui enzimas de bactérias que limpa os fios e elimina a oleosidade excessiva. O ovo também é fonte de biotina, que fortalece e aumenta o crescimento do cabelo.